terça-feira, 31 de março de 2015

Dieta detox: você mais magra em uma semana

Dieta detox: você mais magra em uma semanaDieta detox


Ela ajuda o organismo a se livrar das toxinas e enxugar as gordurinhas - dá para perder até 3 quilos!

Hora de desintoxicar!

Desânimo, inchaço, pele e cabelo sem vida e gordurinhas de sobra? Quando o organismo elimina o excesso de toxinas, você recupera energia e emagrece sem sacrifício. A acne também dá um tempo e até a libido melhora (não estranhe se ficar mais a fim de namorar!). Outra boa notícia: não é preciso encarar um longo programa de desintoxicação.
 
Sete dias de dieta é sufciente para notar as mudanças positivas. Se conseguir começar no fim de semana, ótimo! Assim você tem mais tempo de preparar em casa as sopas, os shakes e sucos sugeridos no início do cardápio. Depois ele fica mais prático, e continua ajudando a desintoxicar. Você vai chegar ao sábado seguinte mais magra e poderosa!
 
Nos dois primeiros dias, você consome apenas líquidos. "O objetivo é poupar o desgaste do organismo em um processo de digestão prolongado", explica a nutricionista Alessandra Lessmann do Amaral, do SPA Infinity Blue, no Balneário Camboriú (SC). Portanto, prepare-se para se alimentar a cada duas horas e eliminar bastante líquido. A barriga vai ficar mais sequinha! 
 
Composta de cinco dias, a segunda etapa da dieta inclui alimentos sólidos, ricos em fibras, água e antioxidantes. Substâncias anti-inflamatórias também entram no prato com frequência, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. Se estiver disposta a enxugar mais alguns quilinhos, vá em frente. "Os cardápios podem ser seguidos por até duas semanas", diz Alessandra. Depois disso, espere 15 dias para repetir as duas fases de desintoxicação. Assim, você se mantém sempre magra e sexy, sem perder o pique!

Por que desintoxicar

Não há dúvida: o organismo sozinho é capaz de eliminar as toxinas. Mas vale dar uma forcinha, especialmente se você se expõe com frequência a substâncias inimigas. Elas estão presentes não só nos alimentos cheios de gordura, sal, açúcar, corantes, conservantes e agrotóxicos. Bebida alcoólica e noites maldormidas, assim como stress, cigarro, poluição e excesso de sol, também sobrecarregam o organismo. Resultado: o fígado (principal órgão responsável pela eliminação das toxinas) pode não dar conta da faxina, e uma dieta desintoxicante passa a ser bem-vinda.

2 dias só de líquido

Nesta fase, você consome entre 900 e 1000 calorias por dia, mas não passa fome. O segredo: alimentar-se a cada duas horas. Dá para emagrecer 1 quilo! 

Dieta líquida

Ao acordar

1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar

Café da manhã (30 minutos depois)

Opção 1: Suco faxina geral (1 banana média batida com suco de 2 laranjas, 1 fatia média de mamão, 1 col. (sopa) de linhaça e 1 copo (200 ml) de água fltrada sem açúcar ou adoçante)

Opção 2: Shake intestino feliz (1 copo grande (250 ml) de leite de soja light batido com 3 ameixas secas, 1 fatia média de mamão, 1/2 maçã com casca e 1 col. (sopa) de aveia em focos sem açúcar ou adoçante)

Lanche da manhã

Opção 1: Suco desintoxicante (1 folha de couve-manteiga batida com suco de 1 limão, 1 fatia média de abacaxi, 1 copo (200 ml) de água e 1 lasca de gengibre sem açúcar ou adoçante)

Opção 2: Suco energizante (1 xíc. (chá) de melancia batida com 1 copo grande (250 ml) de água de coco, suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã sem açúcar ou adoçante)

Chá da manhã

1 xíc. de chá de capim-limão almoço

Almoço

Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa-creme de legumes e quinoa

Opção 2: 1 prato (fundo) de sopa-creme de abóbora e gengibre

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar ou adoçante

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco de maçã natural com gotas de limão sem açúcar ou adoçante

Chá da tarde

1 xíc. de chá de hibisco com cravo

Lanche da tarde 2

Opção 1: Suco bronzeador (1 cenoura com casca batida com 1/4 de copo (50 ml) de suco de maracujá concentrado, 1 fatia média de abacaxi, 1 col. (sopa) de quinoa em focos, 1 pitada de canela em pó e 1 copo (200 ml) de água filtrada sem açúcar ou adoçante)

Opção 2: Suco diurético (1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado batido no liquidificador com 1 fatia grossa de melão, 1 maçã com casca, suco de 1 limão e 3 folhas de capim-limão fresco filtrada sem açúcar ou adoçante)

Jantar

Opção 1: 1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes

Opção 2: 1 prato (fundo) de sopa-creme de mandioquinha e agrião

Ceia

Opção 1: 1 copo (200 ml) de água de coco

Opção 2: 1 copo (200 ml) de suco light à base de soja

Mais 5 dias para completar a limpeza

Aqui, os alimentos sólidos voltam ao cardápio e você come um pouco mais: entre 1100 e 1200 calorias. Combine as opções de refeição como preferir e mande embora mais 2 quilos!

Ao acordar

1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar

Café da manhã (30 minutos depois)

Opção 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortelã + 1 fatia de pão integral light com 2 fatias de peito de peru, 2 rodelas de tomate cobertas com 1 fio de azeite extravirgem

Opção 2: 1 pote de iogurte light com 1 fatia fina de mamão picada e 3 col. (sopa) de mix de fibras (farinha de linhaça, quinoa em focos e aveia)

Opção 3: 1 xíc. de chá verde + 4 biscoitos integrais com gergelim e 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)

Lanche da manhã

Opção 1: 4 ameixas secas + 2 nozes

Opção 2: 1 fatia média de abacaxi (ou 1 fatia média de melão) com raspas de casca de limão

Opção 3: 1 copo grande (250 ml) de suco de melancia batido com gengibre

Chá da manhã

1 xíc. de chá de hibisco com canela

Almoço

Opção 1: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula), 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de beterraba ralada com orégano, limão, 1 fio de azeite e pouco sal + 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha + 4 col. (sopa) de estrogonofe de frango com creme de leite light (ou 1 filé médio de peito de frango grelhado coberto com cogumelo refogado) + 1 taça grande de gelatina diet

Opção 2: 1 tomate recheado com tabule de quinoa (ou salada de folhas verdes, rabanete e tomate à vontade com limão, 1 fio de azeite e pouco sal) + 3 col. (sopa) de arroz integral (ou arroz 7 cereais) + 1 filé médio de salmão assado com pimentão, cebola e tomate + 1/2 prato (sobremesa) de legumes cozidos no vapor + 4 morangos (ou 1 maçã)

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes com 2 bastões de kani kama desfiados, 5 tiras finas de manga, 1 tomate e 1/4 de pepino japonês com molho oriental (limão, shoyu light e 1 fio de azeite) + omelete com abobrinha (feita com 1 gema, 2 claras e abobrinha ralada) + 2 pegadores de macarrão integral ao sugo + 1 taça pequena de manjar de coco light com calda de ameixa

Chá da tarde

1 xíc. de chá de erva-doce

Lanche da tarde 1

Opção 1: 1 pote de iogurte light com mamão picado

Opção 2: 1 banana assada e polvilhada com canela

Opção 3: 1 barra de cereais integrais light + 1 fruta (maçã, pera ou pêssego)

Chá da tarde

1 xíc. de chá de casca de abacaxi, 1 lasca de gengibre e especiarias (cravo, canela e anis-estrelado)

Jantar

Opção 1: 1 prato (mesa) de folhas verdes com 2 nozinhos de mussarela de búfala, 2 tomates secos, 4 col. (sopa) de frango desfiado, 1 col. (sopa) de croûton integral e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com manjericão

Opção 2: 1 prato (mesa) de folhas verdes variadas com 2 col. (sopa) de abacaxi em cubos, 3 fatias de peito de peru em tiras, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de semente de girassol tostada sem sal e vinagre balsâmico

Opção 3: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes (alface, rúcula, agrião), 1 lata de atum light, 1 tomate e 1/4 de pimentão amarelo com cebola, salsinha e 4 col. (sopa) de molho de iogurte desnatado com ervas

Ceia

Opção 1: 2 castanhas-do-pará (ou 5 castanhas de caju)
Opção 2: 1 potinho de leite fermentado (tipo Yakult) + 3 ameixas secas
Opção 3: 4 damascos secos + 1 xíc. de chá de camomila

Jogo limpo

Saiba mais sobre as toxinas e por que é importante eliminá-las:
 
Por que é bom ajudar na faxina do organismo? 
Com menos toxinas, tudo nele funciona melhor: digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, eliminação de líquidos. Até os hormônios cumprem suas funções de maneira adequada, sem prejudicar o metabolismo, a pele, o cabelo e até a libido. 
 
É verdade que dermatologistas e esteticistas são a favor da desintoxicação? 
Sim, pois livre das toxinas, as células respondem melhor aos ativos dos cosméticos. O resultado da drenagem linfática também é mais eficiente quando o organismo está menos resistente para eliminar o excesso de líquidos. 
 
Há outros sintomas de que o organismo está com excesso de toxinas? 
Além da dificuldade de emagrecer mesmo com dieta, você fica cansada e irritada com facilidade. Pode, ainda, ter dores de cabeça e abdominal, gases, gosto amargo ou metálico na boca, memória e concentração prejudicadas. 

Alimentos fundamentais na dieta desintoxicante: 

Melancia: ajuda a desintoxicar especialmente quando triturada com as sementes - ricas em fibras, elas limpam o estômago e o intestino. Essa parte da fruta ainda tem componentes diuréticos, facilitando a saída das toxinas na urina. 
 
Folhas verdes: ricas em fibras e clorofila (antioxidante que ameniza os efeitos nocivos dos radicais livres produzidos no próprio processo de desintoxicação), são especialmente eficazes. 
 
Quinoa e linhaça: têm fibras que varrem as toxinas para fora do organismo. Também melhoram o funcionamento do intestino. 
 
Chás verde e de hibisco: concentram antioxidantes capazes de remover as toxinas das células e facilitam a chegada de nutrientes até elas, reduzindo acne e celulite. 
 
Abacaxi: carrega bromelina, enzima que favorece a digestão e reduz a infamação nas células. 
 
Limão: contém compostos que estimulam a produção da bile pelo fígado. Essa substância isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes. 
 
Maçã: oferece pectina, uma fibra que vira um tipo de gel capaz de impedir que parte da gordura dos alimentos seja absorvida. Já os flavonoides, antioxidantes da fruta, protegem as células dos radicais livres. 

Alimentos para evitar durante o detox:

Açúcar: doces em geral, assim como alimentos adoçados com xarope de milho ou adoçantes à base de ciclamato e sacarose, contribuem para o aumento de toxinas. 
 
Café: se você é fã da bebida, reduza a dose aos poucos para não sentir dor de cabeça. O ideal, no entanto, é suspendê-la da dieta por pelo menos dois dias. 
 
Glúten e lactose: proteína do trigo (pão, biscoito, macarrão) e açúcar do leite e derivados, respectivamente, são substâncias com ação infamatória. Devem ser evitadas especialmente nos dois primeiros dias da dieta. 
 
Carne vermelha: tem digestão lenta e, por isso, prejudica o processo de desintoxicação. 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Sete leis pra secar a barriga em dez dias

Sete leis pra secar a barriga em dez dias


Na primeira semana logo após a cirurgia, é preciso fazer drenagem linfática na região operada, para evitar fibrose (cicatrização irregular, que forma ondulações) e melhorar a distribuição da linfa (responsável pela eliminação de impurezas). "O ideal é com

Conheça os segredos do cardápio que desincha, afna a cintura, faz o intestino funcionar e queima 3 kg
Dá pra secar barriga em dez dias. Um cardápio rico em fibras, proteínas e com alguns carboidratos integrais dá conta do recado. Um segredo é simples: não beber água durante as refeições para o estômago não dilatar.
Troque a farinha branca pela integral. O carboidrato refinado, ou seja, a farinha branca dos pães e massas, tem absorção rápida e aumenta a produção de açúcar, que é estocada em gordura no corpo. Massas integrais têm fibras que regulam o intestino, são absorvidas lentamente, produzem menos açúcar e eliminam gordura.

Quanto mais proteína, mais força pra você. Para incrementar a dieta que alisa o abdome, capriche nas porções de proteína, como carnes brancas e ovos. Ela dá saciedade e ajuda a emagrecer sem flacidez. O nutriente evita picos de insulina – hormônio que, produzido em excesso pelo organismo, contribui para o aumento dos estoques de gordura, especialmente na barriga. Só modere a carne vermelha, que tranca o intestino e forma gases, aumentando a barriga.

Consuma alimentos que desincham. O cardápio rico em nutrientes diuréticos (como suco verde) e frutas (como abacaxi e melão) ajuda a eliminar toxinas pela urina. Ou seja: você vai fazer xixi à beça e diminuir medidas. Pode trocar o chá verde por sucos com hortelã, agrião, espinafre e couve, que são desintoxicantes. Frutas como kiwi, pera e melancia são diuréticas. Vitaminas e minerais encontrados em vegetais verde-escuros e salsinha ajudam a desinchar.

Intestino em dia. Intestino preso dá mau humor, cansaço e barriga dilatada. Além disso, faz a vontade de comer doce aumentar (grrr, que raiva!). Inclua feijão, lentilha, grão-de-bico e soja no cardápio. São fontes de magnésio, que ajudam nos movimentos intestinais. Óleos de coco e de nozes, a linhaça e o gergelim dão saciedade, fornecem ômega 3, a gordura boa que regula o intestino.

O jeito certo de se hidratar. Tomar água é limpar o organismo! Mas nunca tome água (ou qualquer outro líquido) durante as refeições. Com a comida, os líquidos dilatam o estômago, o que faz você ter vontade de preencher o espaço vazio depois. Ou seja: vai comer mais quantidade. O ideal é beber água ou sucos naturais sempre uma hora antes das refeições. Vale a pena: com hidratação, o intestino funciona muito melhor!.

Acelere o metabolismo. Alimentos termogênicos, como a canela e a pimenta, aceleram o metabolismo e a temperatura corporal interna. Com isso, queimam mais calorias e ajudam a emagrecer. Um truque para acabar com a vontade de comer doce é tomar um copo de leite quente com canela antes de dormir. Além de queimar gordura, a mistura pode ganhar uma gota de mel, que vai saciar essa vontade.

Bora pro exercício! Correr, andar de bicicleta e caminhar são exercícios aeróbicos ideais para secar a barriga e eliminar a gordura localizada. O ideal é exercitar-se 40 minutos por dia, quatro vezes por semana. E vale investir em abdominais. Três vezes por semana, faça três séries de 20 repetições. São os mais eficientes.

CARDÁPIO SECA-BARRIGA
Café da manhã
1/2 mamão papaia com 1 col. (sobremesa) de linhaça
1 col. (sobremesa) de óleo de coco
1 copo de leite de soja
1 fatia de pão integral
3 fatias de peito de peru

Lanche da manhã
250 ml de suco verde (opção: suco de couve, abacaxi e água de coco ou 1 pera ou 1 fatia de melão)

Almoço
Salada de alface, 3 fatias de abacaxi,
1 col. (sopa) de cenoura cozida,
1 col. (sopa) de salsinha. Tempere com azeite.
2 col. (sopa) de arroz integral
2 col. (sopa) de feijão
1 filé de frango grelhado (opção: 1 omelete ou 1 filé de peixe)
1 col. (sopa) de brócolis ao vapor com alho
1 kiwi (opção: morango ou abacaxi)

Lanche da tarde
Bata no liquidificador: 250 ml de leite integral, 1/2 maçã, 1/2 banana, 1 noz

Jantar
250 ml de água de coco
Salada: 1/2 prato de agrião, alface lisa, 4 tomates-cereja, 1 col. (sopa) de beterraba cozida, 1/2 col. (sobremesa) de semente de gergelim. Tempere com azeite.
Omelete de espinafre assado: refogue o espinafre em alho e jogue fora a água que sobrar. Bata no liquidificador 1 gema com 2 claras e despeje sobre o espinafre. Leve ao forno por dez minutos.
1 fatia de melão

Lanche da noite
1 copo (150 ml) de leite de soja morno com pitadas de canela

10 alimentos que secam a barriga

10 alimentos que secam a barriga

por Karla Precioso
10 alimentos que secam a barriga

Ter uma barriga lisinha é o desejo de muitas mulheres. E a melhor estratégia para conseguir isso é fazer dieta e praticar exercícios, correto? Se você ainda incrementar o cardápio com os alimentos certos, não vai ter pra ninguém! "O acúmulo de gordura vem da ingestão de carboidratos simples, presentes em pães, massas, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. O ideal é consumir com frequência alimentos que  aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico diário", diz a nutróloga Tamara Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia. Com isso, você reduz medidas e ainda protege o coração, já que o acúmulo de gordura pode entupir artérias. A nutricionista Isabel Andrade, da Venutri Consultoria Nutricional, em São Paulo, diz o que devemos (e não devemos) comer para ter a barriga chapada. Confira a lista:

Aposte nesses alimentos

  • Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, a fruta diminui o acúmulo de células gordurosas no abdômen. Ela traz ainda glutationa, substância que controla os níveis de cortisol – em excesso, esse hormônio infla os pneuzinhos. Tente comer 3 colheres (sopa) dia sim, dia não.
  • Azeite: é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que combatem a gordurinha que insiste em prejudicar os contornos do corpo. Ainda retarda a velocidade com que os carboidratos são digeridos, diminuindo a liberação de insulina. Isso evita novos estoques de gordura. Recomenda-se ingerir 2 colheres (sopa) por dia.
  • Chá verde: acelera o metabolismo, barrando o acúmulo de gordura. Tome 1 xícara (chá) 30 minutos após as refeições. Se você é hipertensa, cuidado: ele pode aumentar a pressão.
  • Frutas vermelhas: são campeãs em antocianina, um pigmento natural com função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal. Coma 1 xícara (chá) por dia.
  • Nozes: têm as fibras e proteínas necessárias para derreter as moléculas de gordura. Coma 1 todos os dias.
  • Ovos: são ricos em proteína e em vitamina B12, que ajuda a "quebrar" a gordura. O ideal é consumir 1 unidade a cada dois dias.
  • Peixes e frutos do mar: ricos em ômega 3, ajudam a desinflamar as células gordurosas, murchando a barriga. Também aceleram a transformação da glicose em energia, impedindo que ela vire gordura. Coma três vezes por semana.
  • Probióticos: iogurtes e leites fermentados ajudam a reduzir significativamente a gordura abdominal, uma vez que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Invista em 1 ou 2 porções todos os dias, de preferência as versões desnatadas.
  • Vinagre: tem ácido acético, que diminui a fome, acelera o metabolismo e evita picos de insulina, reduzindo o risco de o organismo acumular gordura. Prefira o de maçã: além de atuar no controle de peso, tem ação diurética. Consuma todo dia 1 ou 2 colheres (chá) diluídas em 1 copo de água antes das refeições.
  • Semente de chia: rica em proteína, acelera o metabolismo e, com isso, diminui o volume abdominal. Por concentrar fibras solúveis, também inibe o apetite. Coma de 2 a 4 colheres (sopa) por dia.

Fuja destes perigos

  • Alto índice glicêmico: eles se transformam rapidamente em açúcar no sangue e favorecem o estoque de gordura na barriga. Doces em geral, pães brancos e algumas frutas, como a banana e a uva, são alguns exemplos.
  • Gordura trans: prejudicam o funcionamento do organismo. Estão em bolachas recheadas, sorvetes e salgadinhos.
  • Sódio: retêm líquido e incham o abdômen. São os embutidos, como salsicha, mortadela e presunto; defumados, como carne-seca; temperos prontos concentrados, salgadinhos e queijos amarelos. 

Ovos de chocolate: sim, sim sim!!!

Ovos de chocolate: sim, sim sim!!!

Escrito por
 Eliane Contreras
Ovos de Páscoa

Oforte desta Páscoa são os ovos trufados, recheados e para comer de colher. Todos irresistíveis e... calóricos! Se você malha e segue uma alimentação balanceada, coma sem culpa, mas sem exagerar no pedaço ou na colherada. As opções com mais cacau ou acompanhadas de castanhas têm vantagens: oferecem mais antioxidantes e fibras, que dão uma segurada na carga glicêmica do doce. Prefere um ovo sem lactose? Também tem!
Alex Silva 
1. Chocolate Meio Amargo com Marzipan de Farinha de Amêndoas, Xan Xan Chocolates:87 cal
2. 70% Cacau com Ganache de Manjericão, Chococrie: 121 cal
3. Trufado Sabor Amêndoa com Cereja e Kirsh, Gallette: 122 cal
4. Ovo de Corte Sabor Limão Siciliano com Pistache, Vila Chocolat: 110 cal
5. Trufado com Vinho Zifandel, Chianti Chocommelier: 121 cal
6. Chocolate Meio Amargo com Ganache de Amaretto, Tchocolath: 130 cal
7. Dreams Morango, Cacau Show: 130 cal
Alex Silva 

8. 54% Cacau com Marzipan, sem lactose, Sucrier: 131 cal 
9. Trufado 70% Cacau, Chocolates Brasil Cacau: 137 cal
10. Talento Cream, Garoto: 141 cal 
11. Oreo, Lacta: 132 cal
12. Suflair Ovo de Colher, Nestlé: 140 cal
13. Ovo de Corte Sabor Paçoca, Amor aos Pedaços: 148 cal
*Calorias referentes a uma porção de 25 g

Dieta alcalina:

Dieta alcalina:

turbine o seu organismo usando a química

Ela combate o cansaço e a osteoporose e ajuda a perder até 3kg em um mês, já que equilibra alimentos ácidos com os básicos. O primeiro passo é começar o dia com um copo de água e gotinhas de limão. Confira

Dieta alcalina: equilíbrio do pH no organismo


Ácido, alcalino, pH. Até parece que estamos numa aula de química. Na verdade, essas palavrinhas são a chave da dieta que vai revolucionar seu jeito de comer.
Tudo o que ingerimos pode ser classificado como ácido ou alcalino. A medida é feita em pH (potencial de hidrogênio), numa escala que vai de 0 a 14: quanto mais ácido é o alimento, mais perto do zero ele está. Nosso organismo funciona direito quando está com um pH em torno de 7,4, ou seja, levemente alcalino. "Um ambiente muito ácido prejudica a atividade das células, interfere no metabolismo e provoca diversas doenças", diz a nutricionista Marisa Diniz, de São Paulo.
Priorizar alimentos alcalinos, como castanhas, frutas e verduras, afasta problemas de saúde, acelera o metabolismo e a queima de gordura. Em um mês, essa dieta enxuga 3 kg! Ah, a acidez nada tem a ver com o sabor. O limão, por exemplo, tem gosto ácido, mas é alcalino. Veja como isso funciona na prática com as sugestões de cardápio elaboradas pela nutricionista Ana Carolina Lima, de São Paulo.

Você fica mais magrinha e com energia de sobra

A acidez excessiva do sangue compromete a absorção de nutrientes e a liberação de toxinas pelas células. Isso resulta em cansaço, envelhecimento precoce, além de perda muscular e óssea fora do normal. "Esse estado destrói os ossos, pois o corpo 'rouba' minerais dessa estrutura para equilibrar o pH do sague", alerta Marisa. A dieta alcalina garante a preservação desses tecidos. Além disso, dá mais disposição e energia! No que se refere à perda de peso, o regime acelera o processo de queima de gordura: "Em um meio ácido, as células deixam de liberar toxinas e acabam ficando inflamadas", explica a nutricionista. A perda de peso é muito mais lenta se os tecidos estão comprometidos.

Monte o prato ideal

As refeições baseadas nesta dieta são compostas de 70% de alimentos alcalinos e apenas 30% de ácidos. Veja abaixo o que está liberado e o que deve ser consumido com moderação:
70% de alimentos alcalinos
  • Frutas em geral (inclusive cítricas)
  • Vegetais escuros
  • Pimentão
  • Tomate
  • Nabo
  • Arroz selvagem
  • Milho
  • Soja
  • Aspargo
  • Abóbora
  • Amêndoa
  • Alface
  • Berinjela
  • Batata-doce
  • Inhame
  • Mandioca
  • Gengibre
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Clara de ovo
  • Couve-flor
  • Repolho
  • Alcachofra
  • Pepino
  • Rabanete
  • Agrião
  • Cebola
  • Alho
  • Salsinha
30% de alimentos ácidos
  • Café
  • Chá preto
  • Bebida alcoólica
  • Refrigerantes
  • Água com gás
  • Energéticos
  • Vinagre
  • Frituras
  • Enlatados
  • Embutidos
  • Açúcar
  • Adoçantes
  • Carne de boi e de porco
  • Farinha branca
  • Amendoim
  • Arroz branco
  • Leite e derivados
Cardápio alcalino que seca 3 kg num mês
Tome todo dia um copo de água com gotas de limão em jejum. O sangue fica menos ácido e o corpo recebe melhor os nutrientes. Quem tem gastrite não deve adotar o hábito, ok?

OPÇÃO 1

Café da manhã
  • Suco feito com 1 copo de água batido com 1 fatia média de melão com as sementes, 4 morangos e 1 colher (sopa) de farelo de aveia
  • 1 banana amassada com 1 colher (sopa) de aveia ou linhaça dourada
Lanche da manhã
  • 1 xícara de chá-verde
  • 1 taça pequena de salada de frutas
Almoço
  • 1 prato (sobremesa) de alface, agrião, 4 rodelas de pepino, 1/2 tomate e 1 colher (sopa) de nabo ralado + 3 ramos de brócolis cozidos e temperados com limão
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de feijão + 1 filé de peixe assado
Lanche da tarde
  • 1 copo de leite de soja batido com morango e 1 colher (sopa) de linhaça
Jantar
  • 1 prato (sobremesa) de rúcula, 1/2 pepino e 2 rabanetes
  • 1/2 batata-doce temperada com azeite, raspas de limão, pimenta- do-reino e gengibre ralado
  • 1 filé de frango grelhado
Ceia
  • 1 xícara de chá de camomila
  • 1 pera cozida

OPÇÃO 2

Café da manhã
  • Suco verde feito com 1 kiwi, 1 folha de couve, 1 pedaço de 1 cm de gengibre, 1 colher (sopa) de linhaça
  • 1/2 mamão papaia com 1 colher (sobremesa) de chia
Lanche da manhã
  • 1 maçã com canela no micro-ondas
Almoço
  • 1 prato (sobremesa) de rúcula, 5 tomates-cereja, 1 colher (sopa) de cenoura ralada
  • 1 pegador médio de macarrão integral com 1 concha pequena de molho de tomate caseiro e folhas de manjericão
  • 100 g de iscas de filé de frango grelhado
Lanche da tarde
  • Suco feito com 1 fatia grande de melão, 1 limão e folhas de hortelã
  • 5 nozes ou amêndoas
Jantar
  • 1 prato (sobremesa) de alface, 3 fatias de beterraba e 2 colheres (sopa) de repolho cru
  • 3 colheres (sopa) de purê de mandioquinha
  • 1 filé grande de peixe assado
Ceia
  • 2 ameixas pretas
  • 1 castanha-do-pará

OPÇÃO 3

Café da manhã
  • Suco feito com 1/2 papaia, 1 laranja, 1 colher (café) de canela em pó, 1 colher (sopa) de amaranto em flocos
  • 1 ovo mexido
Lanche da manhã
  • 1 banana amassada com 1 colher (sopa) de aveia em flocos
Almoço
  • 1 prato (sobremesa) de alface, 5 fatias de pepino e 2 colheres (sopa) de repolho refogado com alho e cheiro-verde
  • 120 g de filé de peixe assado com crosta de castanha de caju e gergelim
  • 3 colheres (sopa) de brócolis refogados com alho e cebola
  • 3 colheres (sopa) de risoto de quinua em grãos com alho-poró
Lanche da tarde
  • 2 damascos
  • 2 castanhas-do-pará
  • 1 kiwi
Jantar
  • 1 prato (sobremesa) de rúcula com tomate. Tempere tudo com limão e mostarda
  • 1 prato fundo de sopa de lentilha com cenoura e frango desfiado
Ceia
  • 1 fatia de melão
  • 3 nozes ou amêndoas
O cardápio acima é apenas uma sugestão. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional. Vale lembrar ainda que a perda de peso varia de acordo com o organismo de cada um.

Dieta Dash

Dieta Dash

alimentos que emagrecem e barram a hipertensão

Alimentação que incentiva o baixo consumo de sódio e de produtos industrializados é considerada por especialistas a mais efetiva para quem quer perder peso com saúde 
por Amanda figueredo

cafe-da-manha-saudavel-dieta

Eleita pela US News & World Report, publicação americana especializada em nutrição, a melhor dieta do ano, a DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), ou, numa tradução livre, dieta para barrar a hipertensão, enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e grãos integrais, como aveia e linhaça, laticínios magros, peixes, óleos vegetais e oleaginosas e propõe uma diminuição no consumo de sódio, açúcares e de gordura saturada, encontrada principalmente em carnes vermelhas, frituras e alimentos industrializados.
A DASH é baseada em estudos do The National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), nos Estados Unidos. Inicialmente, foi desenvolvida para controlar a pressão arterial e evitar o uso de medicamentos. Pesquisas já mostraram que a adesão a esse estilo alimentar reduz em 14% o desenvolvimento de hipertensão, funcionando positivamente na prevenção de doença cardiovascular, além de emagrecer. Um de seus principais pontos é controlar a quantidade de sódio ingerida no dia.
“O sódio é essencial para que o corpo funcione corretamente, ajudando a manter o equilíbrio dos fluidos, auxiliando na transmissão de impulsos nervosos e influenciando a contração e o relaxamento dos músculos. O excesso do sódio não é totalmente eliminado pelos rins e faz com que o corpo retenha líquido, aumentando seu volume e ocasionando retenção de água no organismo, o que pode desencadear o aumento da pressão arterial e resultar na falência congestiva do coração, na cirrose, em doenças dos rins, no enfarto e em graves acidentes vasculares cerebrais”, afirma Carla Mariano, nutricionista do Hospital Metropolitano, de São Paulo.
Além de diminuir o sal de mesa, há outros alimentos que também são ricos em sódio e devem ter suas quantidades reduzidas, como congelados, sopa e macarrão instantâneos, embutidos, como o presunto e a mortadela, e refrigerantes. 
Segundo especialistas em nutrição, o sucesso da DASH se deve justamente à simplicidade e à ausência de regras restritivas. "Não há nada de radical nesse cardápio. Pelo contrário, ele sugere os alimentos que sempre são recomendados e nenhum grupo é considerado fora dos limites", garante Angela Haupt, editora da US News & World Report.

Conheça os pilares da dieta DASH e entenda os benefícios que eles trazem para a saúde:

Carnes magras
Carnes com cortes mais magros, como frango sem pele e peixe, possuem menor teor de gordura saturada, colesterol e gordura total, e podem ser consumidas moderadamente, de preferência em forma de assado ou grelhado.
Oleaginosas
A dieta recomenda o consumo de quatro a cinco porções de oleaginosas por semana (uma porção é igual a  ⅓ de xícara ou 40 gramas). “Castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas fornecem as gorduras boas, que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, essenciais para a formação e recuperação muscular”, afirma a nutricionista Paula Castilho.
Frutas, legumes e verduras
Estão liberadas de 4 a 5 porções por dia de frutas, suco também conta. A medida ideal de hortaliças por dia é uma xícara se forem cruas e meia xícara se forem cozidas.
Leite e derivados magros
Queijos, iogurtes e outros derivados do leite são eficazes na redução do peso. Excelentes fontes de cálcio, proteína e vitaminas, esses alimentos também são capazes de melhorar o equilíbrio da microflora intestinal. Leite desnatado, iogurte natural e queijo branco são os mais indicados.
Cereais integrais
Pães, cereais e massas integrais ou trigo integral são permitidos. “Alimentos integrais são mais nutritivos do que os refinados, pois contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais, retidas nas estruturas removidas com a refinação. as fibras funcionam como vassouras no nosso organismo, limpando excessos e eliminando toxinas”, garante Paula Castilho.
Óleos vegetais
Utilizar óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho, canola) ajudam a reduzir o consumo de gordura.


Produtos processados campeões de sódio:

Macarrão instantâneo com tempero – 2.721 mg de sódio em 85 g;
Macarrão instantâneo sem tempero – 1.198 mg de sódio em 80 g;
Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g;
Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80 g;
Salsicha – 551 mg de sódio em 50 g;
Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g;
Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30 g;
Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30 g;
Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25 g;
Requeijão – 165 mg de sódio em 30 g.
Fonte: Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

domingo, 29 de março de 2015

Dieta das cavernas: aposte no cardápio e emagreça 12 kg em 30 dias

Dieta das cavernas: aposte no cardápio e emagreça 12 kg em 30 dias

Adotar hábitos alimentares de 40 mil anos em apenas 30 dias, além de prevenir uma série de doenças. Adapte seu cardápio para exibir menos gordurinhas e mais saúde. Saiba mais!


Apesar de ter sido apresentada ao público pela primeira vez em um estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, em 1985, foi só recentemente que a dieta paleolítica ganhou um espaço maior entre as que querem mudar o estilo de vida, inclusive à mesa da cantora pop americana Miley Cyrus. O ano de 2013 foi marcado por documentários e livros que falam do “método das cavernas”, defendido por especialistas como a solução para um dos maiores problemas da atualidade: a obesidade. A explicação para isso seria o fato de ocorpo humano não ter tido tempo para se adaptar aos hábitos alimentares do século 21. “Pesquisadores afirmam que 40 milênios não são suficientes para gerar no DNA uma alteração genética que prepare o organismo para tanta ingestão de cereais e alimentos industrializados”, revela Noadia Lobão, especialista em Nutrição Clínica Funcional (RJ). Márcia Loureiro, nutricionista da Life Clínica (SP), conta que 70% de tudo o que consumimos hoje são alimentos que não existiam na Idade da Pedra.
“Nosso corpo não foi feito para digerir substâncias como açúcar refinado e conservantes. Esses itens favorecem reações inflamatórias que causam ganho de peso, baixa do sistema imunológico, dores nas juntas, refluxo ácido, dermatites, problemas gastrointestinais e falta de energia”, alerta. É aí que entram os princípios fundamentais da dieta paleolítica, que prega uma volta à alimentação primitiva, regada a carnes magras, frutas, raízes e vegetais. Já entre osalimentos que ficam de fora estão os grãos, os óleos extraídos de sementes, as leguminosas e os produtos processados e industrializados.

Proteína + Carboidrato

Comer como os nossos ancestrais significa turbinar o consumo de carne, seja ela vermelha ou branca — mas sempre as versões mais magras.
O lado bom é que elas são fontes de proteína, essencial para a formação dos músculos, recuperação dos tecidos e produção de hormônios e outros agentes metabólicos que dão uma mão e tanto ao emagrecimento. Mas é preciso ficar atenta para não exagerar. Doses proteicas muito altas resultam na retirada do cálcio dos ossos, na acidificação do sangue e até na sobrecarga dos rins. Para passar longe de qualquer complicação desse tipo, vale incrementar o prato com carboidratos, afinal, os homens de antigamente também se deliciavam com frutas, vegetais e tubérculos. “Desse jeito, suprimos a necessidade desse outro macronutriente com fontes naturais, como a banana, o brócolis e a batata-doce, que ainda fornecem fibras, além de controlar as taxas de glicose no sangue” explica Márcia Loureiro. A especialista defende que o segredo está no equilíbrio nutricional das refeições. “A proposta de alguns pesquisadores é dividir o prato entre 40% de hortaliças, 30% de carnes, peixes e frutos do mar, 20% de frutas e tubérculos e 10% de oleaginosas. Entretanto, não existe um consenso na comunidade científica”, complementa Noadia Lobão.

Só coisa boa

dieta faz uma limpeza no corpo e elimina substâncias alergênicas, como corantes, conservantes e estabilizantes. Mas o que isso significa em termos de saúde? Em primeiro lugar, você ganha disposição. “A maioria das pessoas relata um aumento de energia já nos primeiros dias”, conta Márcia Loureiro. Quem aparece logo em seguida é a perda de peso, graças à fácil digestão dos alimentos liberados. Depois vêm as noites bem-dormidas, a alta no sistema imunológico, a longevidade e o condicionamento físico. “Por todos esses benefícios, o método atrai muitas atletas profissionais”, revela Márcia Loureiro. Se você está pensando em aderir, aí vão algumas dicas preciosas. Para as iniciantes, o ideal é seguir a dieta com intervalos a cada dois meses. Outra coisa importante é ficar de olho na procedência dos alimentos. “A carne que compramos hoje, por exemplo, não tem nada a ver com a paleolítica. A solução é escolher itens selvagens e orgânicos”, recomenda Márcia Loureiro. E atenção: adolescentes e mulheres na menopausa não devem colocar os hábitos em prática, pois o cardápio é pobre em cálcio, uma vez que o consumo de leite e seus derivados não é permitido.

Mulher das cavernas moderna

Pronta para voltar à Idade da Pedra? Então dê uma olhada no cardápio que elaboramos com a ajuda de Noadia Lobão e boa refeição!

SEGUNDA-FEIRA

Café da manhã
- 1 batata-doce pequena
- 1 ovo mexido com 1 fio de azeite
- 1 maçã
Lanche da manhã
- 5 castanhas de caju
Almoço
- 1 prato (sobremesa) de salada de alface, tomate e cebola temperada com limão a gosto e 1 col. (chá) de azeite
- 1 filé de frango pequeno grelhado
- 1 pegador grande de legumes coloridos
- ½ batata-inglesa média cozida
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 5 castanhas de caju
- 1 fruta
Jantar
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com ervas e especiarias naturais e 1 col. (chá) de azeite
- 1 filé de frango desfiado
- 2 pegadores grandes de hortaliças cozidas
Ceia
- 1 pera

TERÇA-FEIRA

Café da manhã
- 1 pedaço médio de aipim cozido com 1 col. (chá) de azeite extravirgem
- 1 banana
- 3 nozes
Lanche da manhã- 1 pedaço pequeno de coco fresco
Almoço
- Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 2 fatias finas de lagarto assado
- 2 pegadores de brócolis, cenoura e beterraba
- 1 pegador de legumes coloridos
- ½ batata média assada
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 5 amêndoas
- 1 fruta
Jantar
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com ervas e especiarias naturais e 1 col. (chá) de azeite
- 1 filé de peixe assado
- 1 pedaço médio de abóbora cozida
- 1 fruta
Ceia
 5 morangos

QUARTA-FEIRA

Café da manhã
- 1 taça de salada de frutas feita com ½ pera, 1 fatia fina de mamão papaia picada e 4 uvas roxas
- 1 col. (sopa) de semente de girassol
- 5 amêndoas
Lanche da manhã- 1 banana
Almoço
- 1 prato (sobremesa) de salada de acelga, rúcula e cenoura temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 1 inhame cozido
- 1 pedaço pequeno de carne de porco assada
- 1 pegador de legumes coloridos
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 1 copo pequeno de água de coco
- 4 nozes
Jantar
- Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 1 pedaço pequeno de frango ensopado
- 2 pegadores de brócolis, cenoura, beterraba e tomate
- 1 fruta
Ceia
- 3 nozes

QUINTA-FEIRA

Café da manhã
- ½ batata-inglesa média
- 1 fatia fina de melão
Lanche da manhã
- 5 amêndoas
- 1 xíc. de chá-verde
Almoço
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes com tomate, cebola e beterraba temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 1 pedaço médio de aipim
- 1 filé de peixe grelhado
- 2 col. (sopa) de abobrinha refogada
- 1 pegador de legumes coloridos
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 5 avelãs
- 1 maçã
Jantar
- 2 pegadores de hortaliças cozidas
- 1 bife grelhado
- 1 fruta
Ceia
- 1 goiaba

SEXTA-FEIRA

Café da manhã
- ½ mamão papaia
- 1 batata-doce pequena
- 1 col. (chá) de antepasto de berinjela
Lanche da manhã
- 3 nozes
Almoço
- Salada de folhas verdes com cenoura, tomate e cereja à vontade temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 1 inhame cozido
- 2 ovos caipira cozidos
- 3 col. (sopa) de berinjela refogada
- 2 pegadores de legumes coloridos
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 6 sementes de abóbora
- 1 taça de salada de frutas feita com ½ banana, 1 ameixa vermelha e ½ laranja
Jantar
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com ervas e especiarias naturais e 1 col. (chá) de azeite
- 1 filé de peixe grelhado
- 1 pegador de hortaliças cozidas
- 1 manga
Ceia
- 1 col. (sopa) de semente de girassol

SÁBADO

Café da manhã
- 1 laranja com bagaço
Lanche da manhã
- 1 maçã
Almoço
- Salada de folhas verdes com cenoura ralada, tomate e beterraba à vontade temperada com 1 col. (chá) de azeite
- ½ batata-doce assada
- 1 pedaço de frango assado
- 3 pegadores de legumes cozidos
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 1 pedaço pequeno de coco fresco
- 1 tangerina
Jantar
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com ervas e especiarias naturais e 1 col. (chá) de azeite
- 1 pedaço médio de frango assado
- 1 pegador de hortaliças cozidas
- 1 fruta
Ceia
- 5 amêndoas

DOMINGO

Café da manhã
- 1 inhame cozido
- 1 fatia média de abacaxi
Lanche da manhã
- 1 col. (sopa) de semente de abóbora
- 1 copo pequeno de água de coco
Almoço
- Salada de folhas verdes com cenoura, tomate e cebola à vontade temperada com 1 col. (chá) de azeite
- 1 filé de peixe assado
- 1 pegador de legumes cozidos
- 3 col. (sopa) de espinafre refogado
- 1 fruta
Lanche da tarde
- 5 castanhas de caju
- 1 copo pequeno de água de coco
Jantar
- 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes temperada com ervas e especiarias naturais e 1 col. (chá) de azeite
- 1 inhame cozido
- 1 filé de peixe ensopado
- 1 pegador de hortaliças cozidas
Ceia
- 1 laranja com bagaço