terça-feira, 12 de maio de 2015

Dieta Atkins - Cardápio completo emagreça 4kg em 10 dias

Dieta Atkins - Cardápio completo emagreça 4kg em 10 dias


O que é a Dieta Atkins?

Esta foi criada pelo cardiologista norte americano Robert Atkins em 1972 hoje é conhecida no mundo todo como uma Dieta de Proteína.
Ela trabalha seu cardápio basicamente restringindo totalmente o carboidrato de todas as refeições e claro priorizar o consumo de proteínas. è simples o cardápio da Dieta Atkins se baseia em alimentos de origem animal, carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos, queijos amarelos.
A Dieta Atkins provoca uma rápida redução de peso não restringindo a ingestão de proteínas e gorduras. Ela preconiza a mudança do metabolismo habitual de queima de carboidratos para a queima de gordura,logo ela restringe o consumo de carboidratos mantendo de gordura e proteínas.
A dieta Atkins propõe uma redução drástica na ingestão de carboidratos em todas as refeições de acordo com as fases que ele denominou de: indução, perda contínua de peso, pré-manutenção e manutenção.
Ela é uma dieta muito radical na ingestão de carboidratos, excluindo-os esta fonte de energia do organismo.
Alimentos permitidos: Aves, carnes, peixes, verduras e frutas, ovos e carnes de porco, bacon.
Alimentos proibidos: Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico, queijos, leite e derivados


Existe 4 fases da Dieta de Atkins:

  • Fase de indução
  • Fase da perda contínua de peso
  • Fase de pré-manutenção
  • Fase de manutenção


Dieta de Atkins - Fase de Indução

Dura aproximadamente 14 dias e a ingestão de carboidratos deve sofrer uma redução drástica não devendo o seu consumo ultrapassar os 15 g por dia. Ao reduzir severamente a ingestão de carboidratos, o corpo utilizará os seus hidratos de carbono armazenados no fígado e nos músculos em forma de glicogênio que se deverá esgotar 3 a 4 dias depois.
É a partir desse momento que o organismo passará a utilizar as gorduras armazenadas no corpo para obter energia provocando uma redução efetiva no peso. Ao decompor a gordura, o corpo gera umas substâncias denominadas por cetonas.
O que você pode comer: Gorduras tipo: azeites, maioneses, manteiga, sem limites em quantidade. Carnes (exceto fígado), peixe, marisco em qualquer quantidade. Ovos e queijos em consumo moderado. Bebidas: água, café descafeinado, infusões.
O que você não pode comer: Açúcares e derivados, farinhas e produtos que as contenham como o pão, massas, cereais, fruta, milho, legumes, batatas e féculas. Leite e tudo o que tiver mais de 10% carboidrato.
A forma de cozimento é de acordo com o que desejar: frito cozido ou grelhado. Depois de duas semanas aumenta-se o consumo de carboidratos para 5 gramas diários durante uma semana. Mantendo a perda de peso e o teste da cetona for positivo, deverá voltar a aumentar os carboidratos na semana seguinte.
Siga a dieta até que o resultado da cetona for negativo. Dr. Atkins afirma que neste patamar você terá encontrado o seu nível crítico de carboidratos que varia de 
pessoa para pessoa. Você deve ajustar a dieta ao ponto anterior e entrará na segunda fase da dieta.


Dieta de Atkins - Fase da perda contínua de peso

Consiste numa redução de peso constante. Nesta fase deve-se observar a cada reação do seu corpo com a cada aumento de carboidratos na dieta. Dr. Atkins aconselha a tentar aumentar a quantidade de saladas e verduras na dieta. Devem-se realizar exames laboratoriais para avaliar o perfil lipídico.


Dieta de Atkins - Fase de pré-manutenção

Última fase. É uma fase de transição, você pode reduzir ou manter o peso. Nesta fase continua-se a aumentar o consumo de carboidratos enquanto o peso for reduzindo.
Deve-se manter essa fase até atingir o seu peso ideal. Nesta fase você atingiu o que Dr.Atkins denomina equilíbrio de ingestão de carboidratos em que nem ganha nem perde peso. A última fase é permanente e, de acordo com o autor, favorece a manutenção do peso.
A quantidade de carboidratos pode aumentar ainda gradualmente, desde que respeite a tolerância individual. Está proibida a ingestão de doces ainda na dieta.
Havendo aumento de 2,5 kg, o programa deve ser reiniciado.

Vantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins
Há uma redução de peso em curto prazo, que pode ser de gordura quanto perda de massa magra (músculo).
Como as proteínas têm a digestão lenta, isso acarreta o prolongamento da sensação de saciedade.
A quantidade de alimentos que devem ser ingeridos não são limitados e sim restritos dependendo do tipo de alimento.

Desvantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins
Como nessa dieta são restritos radicalmente os carboidratos, o organismo converte gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, estes componentes em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.
Pode desenvolver a longo prazo um quadro de Insuficiência Renal, devido ao excesso do consumo de proteínas que sobrecarrega os rins.
Episódios de tonturas, fraqueza e desmaios podem ocorre além da constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.
A ingestão de alimentos proteicos é aumentada e consequentemente a quantidade de gorduras saturada e colesterol podem elevar os níveis de colesterol ruim (LDL - colesterol) e isso é um fator de risco para doenças cardiovasculares, justificando a necessidade de estar realizando exames laboratoriais.


Cardápio Dieta Atkins

Café da manhã
  • 1 omelete com ovos, sal e ervas a gosto.
  • 1 fatia de pão integral.
  • 1 copo 200mL de leite batido com 10 morangos.

Lanche da manhã
  • Fatias de queijo branco ou peito de peru à vontade.

Almoço
  • Salada de alface-americana, rúcula, tomate e pepino à vontade.
  • Filé de frango grelhado à vontade.
  • Berinjela e abobrinha assadas à vontade.

Lanche da tarde
  • 1 pote 200ml de iogurte natural

Jantar
  • Salada de alface roxa, escarola, pepino e palmito pupunha à vontade.
  • Salmão grelhado à vontade.
  • Brócolis ao vapor à vontade.

Ceia
  • 1 taça de gelatina diet. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário