segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mil-folhas com morangos

Mil-folhas com morangos


milfolhas

Os morangos continuam em alta, então aproveite e faça um clássico: o mil-folhas. Pode comprar massa folhada pronta, que fica superfácil de preparar. O creme de confeiteiro, geladinho, rende sobremesas irresistíveis. E tem a cara da Primavera!
Ingredientes massa: 1 pacote de massa folhada laminada (à venda  na parte de congelados dos supermercados). Creme: 500 ml  de leite; 1 xícara de açúcar; 5 gemas;  3 colheres (sopa) de amido de milho; 2 colheres (chá) de extrato  de baunilha. Montagem: açúcar de confeiteiro e morangos.
Preparo creme: leve o leite para esquentar junto com a metade do açúcar. Depois de ferver, já tire. Em uma vasilha, bata as gemas. Junte o amido de milho e o restante do açúcar até ficar levemente esbranquiçado. Assim que o leite levantar fervura, tire do fogo e coloque lentamente um pouco  deste leite fervido na mistura de ovos mexendo rapidamente (na confeitaria, esse processo é chamado deliaison). Cuidado  para não cozinhar os ovos – mexa enquanto despeja o leite. Depois de tudo incorporado, volte a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Assim que começar a borbulhar, conte uns 40 segundos e o creme já estará pronto. Coloque-o em uma vasilha de vidro e cubra com papel-filme (grudando-o no creme para que  não forme aquela película parecida com nata). Massa: corte a massa do tamanho desejado e coloque os pedaços na assadeira. Fure toda a massa com um garfo para ela não estufar. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Tire e deixe esfriar.
Montagem: coloque uma camada de massa, recheie com creme e repita o processo duas vezes. Polvilhe açúcar de confeiteiro e enfeite com morangos cortados.

sábado, 26 de setembro de 2015

4. Mochi – Japão

4. Mochi – Japão


4

Doce feito com uma espécie de arroz batido com uma pasta e moldado em formato de docinho. E comumente consumido no Ano Novo e pode ser servido com sorvete.
Receita do Mochi:

Ingredientes:
Rendimento 15 porções.

- 300 gm de arroz mochigome
- 300 ml de água
- Amido de milho para envolver os bolinhos
- Para mochi coloridos use corante comestível (opcional)
- O receio pode ser do que quiser

Modo de Preparo:

- Lave bem o arroz e deixe na água de um dia para o outro(24 horas) 
- No dia seguinte escorra toda a água
- Coloque metade do arroz e 300 gm de água no liquidificador e bata por 30 segundos ou ate virar uma massa sem deixar nenhum grão de arroz
- Coloque o resto do arros e faça a mesma coisa 
- Despeje tudo num refratário e leve ao micro ondas por 2 minutos na potencia alta
- Mecha na mistura e coloque de novo por mais 2 minutos ate a mistura se transformar numa massa consistente. Caso ainda esteja mole leve de novo para o microondas por mais 30 segundos ou 1 minuto.(Também pode ser feito no fogão em uma panela ante-aderente)
- Coloque o amido de milho em uma tigela ou um prato grande e reserve,o ideal é passar nas mãos também.
- Com uma colher vá pegando pequenas porções da massa ainda quente e vá moldando o mochi com as mão na forma que quiser,faça rapidamente porque quando a massa esfria fica difícil  moldar.

- Pode ser comido logo em seguida ou se for congelar deixe separados para não grudar uns nos outro armazenados em saquinhos ou recipiente platidos.

Dicas para o arroz:
Caso você não ache o arroz mochigome pode fazer com um arroz normal mesmo,mas vai ficar sem gosto então penso eu que não terá problema acrescentar um pouquinho de açúcar na hora de bater o arroz no liquidificador,mas não muito para não ficar muito doce hem...(para saber se esta bom vai experimentando é só arroz batido mesmo rs) 

Dicas para a cor:
Na hora de bater a massa,em pequenas quantidades (ou a quantidade que ira fazer da cor que quiser) misture o corante da cor que preferir.
Pode ir fazer com mais de uma cor... Ex.: como na imagem abaixo:

Dicas para o recheio:
Para o recheio você pode usar o que quiser como,frutas,chocolates,geleias,essências de sabores,entre outros,o legal é você fazer a massa com a cor da coloração do recheio ex.: cor:vermelho / recheio: morangos,assim te ajudaria na hora de saber de qual sabor é o seu mochi sem falar que ficaria bem legal...veja na imagem um exemplo:
Com morangos

Com essência de diversos sabores

Exemplos para na hora de montar:




sexta-feira, 25 de setembro de 2015

3. Syrniki – Rússia

3. Syrniki – Rússia


3

Espécie de panqueca frita, que costuma ser servida com geleia, molho de maçã, creme de leite ou mel. 
Receita “Syrniki”
1 xícara de ricota ou queijo cottage ( bem seco, se tiver muita água, tire )
uvas passas (algumas..)
2 ovos batidos
3 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) ou mais de farinha de trigo ( ou mais…vai sentindo..)
bicarbonato de sódio
óleo para fritar
Modo de Fazer : Primeiro misture os ovos batidos, junto com a ricota, as uvas passas e o açúcar, bata com um garfo tudo. Depois vai acrescentando a farinha, o bicarbonato até formar uma massa mole. Faça bolas do tamanho da palma da mão. Coloque um pouco de óleo em uma frigideira rasa ou uma panquequeira e frite. Hummmmmmm…..Coma com geléias, manteigas, requeijão…
por Paulo Minucci

2. Dadar gulung – Indonésia

 Dadar gulung – Indonésia


2

Panqueca feita com folhas de pândano e recheada com açúcar de coco.


Para a panqueca
Ingredientes
- 500 g de farinha para pão (ou farinha de trigo, na falta da primeira)
1 ovo branco
- 500 ml de água
- meia colher (chá) de sal
- 3 pitadas de colorante verde
10mL de leite de coco
Para o recheio
Ingredientes
300g de coco ralado
200g de açúcar mascavo
15 ml de água

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes da panqueca no liquidificador até obter uma massa homogênea e coloque o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.
Unte uma frigideira antiaderente com um pouco de margarina, ponha uma porção da massa. Doure dos dois lados. Reserve.
Em uma panela, misture os ingredientes do recheio, com fogo baixo, até ficar homogêneo.
Coloque o recheio no meio da panqueca e enrole-a.
Por Paulo Minucci ♥

1. Crème brûlée – França



Por Paulo Minucci ♥

Crème brûlée – França



1
INGREDIENTES
  • 8 gemas de ovos
  • 200 g de açúcar refinado
  • essência de baunilha
  • 1 litro de creme de leite fresco
  • açúcar cristal para a cobertura de caramelo

MODO DE PREPARO

  1. Misture as gemas, o açúcar refinado, a baunilha e acrescente o creme de leite à mistura e misture até obter um creme homogêneo
  2. Leve o creme ao fogo em banho maria e mexa até que o creme forme uma fina camada na colher
  3. Distribua o creme em seis tigelinhas, você pode usar uma peneira para tirar possíveis bolinhas que podem ter se formado
  4. Deixe o creme na geladeira por pelo menos 5 horas
  5. Coloque açúcar cristal sobre cada tigela e aqueça para formar o caramelo, o ideal é usar um maçarico culinário para dar a consistência ideal do Crème Brulée 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Receita Dukan: Bolo de cacau nevado



Ingredientes:
Massa:
6 colheres de sopa farelo de aveia
2 colheres de sopa de cacau em pó (sem açúcar)
2 ovos inteiros
1 iogurte natural desnatado 0% de gordura
1 colher de sopa de fermento em pó
3 colheres de sopa de adoçante culinário

Cobertura/Recheio:1 iogurte natural desnatado 0% de gordura
2 colheres de sopa de adoçante culinário em pó
1 colher de sopa de leite desnatado em pó
2 gotas de essência de baunilha

Receita:

1) Misture todos os ingredientes da massa, exceto o fermento, iniciando pelos produtos secos e depois os molhados e misture bastante até ficar uma massa homogênea. Ao final adicione o fermento.
2) Aqueça o forno por 5 minutos e coloque a massa para assar a 180º por 25 minutos em média. A partir dos 20 minutos vá alfinetando o bolo para saber o estado da massa. Se o garfo sair sequinho, ele já esta bom. Retire do forno e espere esfriar.
3) Para a cobertura, misture todos os ingredientes e reserve.
4) Corte o bolo ao meio e recheie com metade da receita da cobertura. Finalize colocando o resto da cobertura no topo do bolo. Coloque na geladeira.
5) Divida em 10 pedaços pequenos e vá comendo em no máximo 2 pedaços por dia.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Conheça 10 alimentos ricos em vitamina E

Conheça 10 alimentos ricos em vitamina E


Falar de vitamina E é falar de juventude. O maior benefício do nutriente é o poder antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento dos tecidos.

Gabriela Guimarães, nutricionista clínica especializada em estética e emagrecimento, diz que a vitamina E é muito associada à juventude  e beleza. Quando ela faz parte de uma alimentação equilibrada e saudável, traz também muitos outros benefícios.

vitamina E

Benefícios da vitamina E

Além de prevenir o envelhecimento precoce do organismo, inclusive pele, cabelos e unhas, a vitamina E age sobre o sistema imunológico, aumentando as células de defesa e a resposta delas perante qualquer infecção. Sendo assim, esse nutriente é um ótimo aliado ao combate de doenças virais segundo a especialista.

A cicatrização também faz parte dos trabalhos realizados por essa vitamina. “Ela fomenta a formação de fibras elásticas e de colágeno, sendo particularmente benéfica em casos de queimaduras”, ensina a nutricionista

Gabriela ainda fala sobre como essa vitamina protege as membranas biológicas dos nervos, músculos e do sistema cardiovascular. Ela também prolonga a vida dos glóbulos vermelhos e tem papel essencial em auxiliar o organismo na absorção e utilização da vitamina E

Cada parte do organismo responde à vitamina E de formas diferentes. A nutricionista exemplifica com o pulmão, onde o nutriente diminui os efeitos nocivos causados pelo cigarro. “O fígado é outro exemplo, pois observa-se a mesma ação de redução dos efeitos causados pelo álcool e no cérebro combate a degeneração celular”, explica.

Todas essas propriedades juntas fazem o intestino funcionar corretamento e melhoram a circulação, diminuindo as cãibras e a sensação de inchaço.

Quando não há uma alimentação equilibrada, o excesso dessa vitamina pode causar alterações na capacidade de coagulação do sangue, distúrbios gastrointestinais e dor de cabeça crônica, diz a especialista.

Alimentos ricos na vitamina da juventude

Depois de conhecer tantos benefícios desse ingrediente essencial para a saúde, é preciso saber onde encontrar boas fontes. Gabriela recomenda uma lista de alimentos ricos em vitamina E.

- Óleos vegetais, como milho e soja
- Azeite de oliva
- Gema de ovo
- Carnes, especialmente fígado
- Manteiga
- Abacate
tomate
- Óleo de coco
- Vegetais verdes
- Frutas como kiwi, maçã e pêssego


Vitamina E + Vitamina A

“Se uma vitamina sozinha já é benéfica, duas são ainda mais. As propriedades nutricionais ganham mais força com a combinação” enfatiza a nutricionista. Juntas, elas deixam o sistema imunológico funcionando a todo vapor.

É importante manter, sempre, uma alimentação equilibrada e completa, com diferentes fontes de nutrientes e que beneficiam o funcionamento do organismo. Como explica a nutricionista, a união de dois ou mais ingredientes como vitaminas potencializam os efeitos na saúde.

Assim, alimentar-se de maneira saudável é optar por alimentos de qualidade e uma grande variedade. Se tiver dúvidas sobre como melhorar a saúde, consulte um médico ou nutricionista.

por Paulo Minucci 





sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bolo integral de banana sem açúcar

Bolo integral de banana sem açúcar


Modo de preparo:
Unte e enfarinhe a forma com farinha de arroz e pré aqueça o forno em 180ºC.
Bata no liquidificador as bananas, as passas, os ovos e o óleo.
Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a quinoa, a farinha e o fermento.
Misture delicadamente com uma colher até ficar homogêneo.
Coloque a massa na forma. Se desejar polvilhe canela em pó e castanhas trituradas por cima.
Leve assar por 20 min. em forno 180ºC.
Ingredientes
• 4  bananas nanicas bem maduras, ou banana prata.
• 1/2 xícara de chá uva passa de preferência preta
• 3  ovos
• 1/3 xícara de chá óleo
• 1 xícara de chá quinoa em flocos ou aveia caso seja sem glúten
• 1 xícara de chá farinha de arroz
• 2 colheres de sopa fermento em pó para bolo
•   canela em pó opcional
•   mix de castanhas trituradas, opcional


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bolinho de batata com catupiry

Bolinho de batata com catupiry

Jordao BarBolinho de Batata com requeijao

Ingredientes:
1 kg de batatas (6 batatas grandes)
30g de queijo parmesão
1 colher (sopa) de sal
80g de catupiry para recheio
2 ovos
farinha de rosca para empanar
Preparo: cozinhe as batatas sem casca até ficarem al dente. Rale as batatas com o ralador com sua parte mais grossa, e depois de raladas misture-as com o queijo parmesão ralado fino. Acrescente o sal. Depois é só enrolar os bolinhos e rechear com o catupiry. Com os bolinhos já prontos,  empane passando em ovos batidos e farinha de rosca. Depois é só fritar no óleo já aquecido.
Dica: fica mais fácil rechear com o catupiry bem gelado.
por Paulo Minucci
fonte: A Tribuna

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bolo Prestígio de Festa

Bolo Prestígio de Festa


detalhe receita

INGREDIENTES

Para massa:
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) fermento em pó
  • 1 xícara (chá) de leite
Para o recheio:
  • 1 lata de leite condesado
  • 100 g de coco em flocos
  • 100 ml de leite
Para a cobertura:
  • 200gr de chocolate em barra meio amargo
  • 1 caixa creme de leite sem o soro
  • MODO DE PREPARO

      Massa:
      1. Bata a margarina com o açucar até ficar cremosa
      2. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo até obter um creme fofo
      3. Peneire sobre o creme de margarina e gemas a farinha de trigo, o chocolate e o fermento alternando com o leite
      4. Misture tudo com uma colher de pau formando assim uma massa homogênea
      5. Por último, bata as claras em neve e incorpore delicadamente a massa
      6. Unte e enfarinhe uma forma redonda (24cm) e asse em forno moderado por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito no centro da massa, ele saia limpo
      7. Enquanto isso prepare o recheio
      Recheio:
      1. Coloque o leite condensado, o leite e o coco numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até adquirir consistência
      2. Passe o recheio para uma vasilha e deixe esfriar bem
      3. Montagem:
        1. Desenforme o bolo morno a frio (muito quente ele tende a quebrar) em uma travessa ou prato para bolo, corte-o ao meio e coloque o recheio de coco
        2. Coloque a camada de cima e siga o próximo passo
        Cobertura:
        1. Dica: se for conservar este bolo em geladeira, jogue, depois de cortar ao meio, leite na parte de baixo e depois na camada de cima
        2. A quantidade é o suficiente para notar que o bolo está úmido, sem estar encharcado
        3. Se for deixar fora da geladeira, não coloque leite para o bolo não azedar
        4. Pode usar refrigerante de guaraná para umedecer o bolo ao invés do leite
        5. Faça a cobertura, pique o chocolate e leve em banho-maria até derreter completamente
        6. MUITO CUIDADO PARA NÃO RESPINGAR NADA DE ÁGUA NO CHOCOLATE PORQUE ELE ENDURECE E NÃO AMOLECE MAIS
        7. Retire do fogo e adicione o creme de leite (já sem o soro) mexendo rapidamente
        8. A cobertura ficará um tom mais escuro e muito mais encorpada
        9. Despeje no bolo, com cuidado, passando as "costas" de uma colher, ou uma espátula, nas laterais para cobrir o bolo por inteiro