sexta-feira, 3 de junho de 2016

Bolo de milho molhadinho, molhadinho

Bolo de milho molhadinho, molhadinho…




Divulgação

Bolo de milho molhadinho
– 3 ovos inteiros
– 1 lata de milho verde (escorrida a água)
– 1 lata de leite condensado
– 100g. de coco ralado
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de fermento
Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 4 minutos.
Coloque em uma forma média previamente untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180°C) preaquecido por 30 minutos. Sirva acompanhado de uma xícara de café! Oh… delícia!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Confira receitas de sorvete e milkshake feitos com matcha

MILKSHAKE DE MATCHA
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 7 horas e 15 minutos (15 minutos de preparo + 1 hora de geladeira + 6 horas das castanhas de molho)
INGREDIENTES:
- 2,6 litros de água
- 200g de castanha-do-para
- 900g de açúcar
- 20g de matcha
PREPARO:
- Deixe as castanhas-do-para de molho durante 6 horas.
- Bata as castanhas com água até ficar com uma consistência homogênea.
- Deixe em repouso na geladeira durante uma hora.
- Use um pano fino para coar.
- Acrescentar o açúcar e o matcha.
- Use uma máquina de sorvete conforme as instruções do fabricante.
- Bata, novamente, com um pouco de água ou com o leite de castanhas.
SORVETE DE MATCHA
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 2 horas e 15 minutos (15 minutos de preparo + 2 horas de geladeira)
INGREDIENTES:
- 250g de açúcar
- 10g de matcha
- 1 litro de leite integral
- 3 gemas
PREPARO:
- Coloque o leite para ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até que a mistura fique uniforme.
- Adicione o leite fervente à mistura e mexa continuamente
- Volte a mistura à panela e, mexendo sempre, cozinhe até que comece a engrossar levemente.
- Tire do fogo antes de ferva.
- Junte o matcha e deixe esfriar.
- Leve à geladeira por algumas horas até que fique bem gelado.
- Use uma máquina de sorvete conforme as instruções do fabricante ou leve para congelar em forminhas de picolé.

♥Paulo Minucci

Versão mais potente do chá-verde tem 137 vezes mais antioxidantes

Versão mais potente do chá-verde tem 137 vezes mais antioxidantes



Moída após um cultivo especial, a mesma folha do chá-verde dá origem a um pó que pode ser consumido na forma de infusão ou misturado aos alimentos. É o matcha, o chá mais vendido nos Estados Unidos no ano passado, e que tem apresentado resultados interessantes em pesquisas.
"Em testes feitos com ratos, observou-se que o matcha pode reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos e aumentar os níveis de colesterol bom, além de acelerar a perda de gordura corporal e circunferência da cintura e prevenir alguns tipos de câncer", explica a nutricionista Juliana Burger.
Confira receitas de sorvete e milkshake feitos com matcha
Ele contém cafeína, que proporciona sensação de alerta, além de catequinas, fitoquimicos que ajudam a prolongar o pico de energia gerado pelos alimentos. Graças ao aminoácido L-teanina, o matcha tem ainda efeito anti-estresse e neuro protetor. Relaxante, diminui a produção de cortisol, melhora o humor e atua sobre as ondas alfa -um tipo de onda cerebral ligado à tranquilidade e à concentração.
"Os efeitos mais comprovados são a prevenção do câncer por conta dos antioxidantes, que previnem danos à estrutura celular, e o controle do peso, por conta da ação termogênica da cafeína", diz a nutricionista Flávia Noeli de Souza Infante.
Na produção do matcha, as folhas da Camellia sinensis são protegidas do sol com uma lona um mês antes da colheita. Depois de colhidas, elas são enroladas e expostas ao vapor d'água. Secam naturalmente, sofrendo oxidação e preservando seus polifenóis naturais. No fim, são moídas e transformadas em um pó verde vivo.
MATCHA - Betacaroteno (µg/100g)
29.000

MATCHA - Betacaroteno (µg/100g)
13.000
Com uma atividade antioxidante 137 vezes superior à do chá-verde, o matcha tem um gosto parecido com o de seu concorrente, só que menos amargo, e seu pó pode ser usado em receitas ou misturado a bebidas quentes ou frias.
Para sentir os benefícios, é preciso ingerir pelo menos três xícaras (ou seis gramas de pó de chá) por dia durante três meses. O preço não é dos mais amenos: 30 gramas de matcha puro não saem por menos de R$ 23, o que equivale a R$ 138 por mês para seguir a quantidade recomendada.
DRINQUE DE CHÁ
Há ainda opções de bebidas e preparações à base de matcha, como sucos de saquinho e cappuccinos. "Mas, além de serem quase todos cheios de açúcar e ingredientes artificiais, não dá para saber a quantidade exata de chá que se está consumindo nesses produtos", alerta Burger. Já as cápsulas contém apenas chá e são uma opção para quem não gosta do sabor.
Do ponto de vista nutricional, não muda nada consumir o matcha em uma bebida quente ou fria. "Misturá-lo a sucos de frutas cítricas ou espremer um limão no chá melhora sua absorção por conta do pH ácido e da vitamina C", explica Infante.
Já o uso culinário pode trazer alguma perda de catequinas durante o aquecimento, mas não há estudo que estabeleça o nível de perda. "Tudo indica que em cozimentos a até 100ºC a perda seja baixa", diz a nutricionista.
O pó já virou até ingrediente de drinques. "Tem um pigmento interessante e o sabor levemente amargo combina com destilados. É possível fazer drinques mais leves com ele, escolhendo bebidas de teor alcoólico menor e adoçando com agave", diz o mixologista Marco de la Roche.


♥PAULO MINUCCI

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Alimentos e receitas que driblam a gula

Alimentos e receitas que driblam a gula



.
Abacaxi: rico em água e fibras. Consuma após o almoço ou o jantar. É refrescante, ajuda no processo de absorção de ferro no organismo (devido à vitamina C) e ainda auxilia a digerir lentamente outros alimentos. Para aumentar a saciedade, coma o miolo das rodelas da fruta, que possui alta concentração de fibras, mas geralmente é descartado.
Abóbora: tem muitas fibras e poucas calorias (só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.
Água: ocupa espaço no estômago, preenchendo momentaneamente aquele “vazio” que faz você sonhar com um biscoito recheado no meio da manhã ou da tarde. Portanto, beba sempre, não espere a sede chegar. Uma garrafinha sempre ao lado ajuda a criar o hábito.
Algas: cientistas dinamarqueses descobriram que adicionar fibras de algas nos líquidos reduz a fome em 30%, pois ela se transforma em um gel que preenche o estômago, reduzindo a vontade de comer. Efeito conseguido também ao comer as algas, como em comida japonesa.
Arroz integral: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco e tem mais nutrientes. Enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.
Aveia: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.
Banana: tem fibras e, por isso, forra o estômago. Também carrega ferro, potássio e triptofano – substâncias que dão energia e diminui a compulsão a comida. Mas, com 90 calorias, em média, não pode ser consumida à vontade.
Café: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa. Mas, atenção: evite consumir o cafezinho nos 30 minutos após a refeição, para não impedir a absorção de vitaminas e minerais.
Cenoura: rica em fibras e vitaminas importantes, na versão crua ela é ainda melhor no quesito saciedade. A cenoura garante a sensação de estômago cheio mais rapidamente quando comparamos com a ingestão de outros alimentos e é fácil de mastigar.
Chás: a bebida contém catequina, substância que estimula o corpo a queimar mais calorias. Beber de três a seis xícaras ao dia aumenta a queima calórica em até 40%, segundo artigo do American Journal of Clinical Nutrition. O chá também tem antioxidantes que regulam o hormônio leptina, responsável pelo controle da fome. Chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce). Pessoas com problemas gástricos devem ter moderação no consumo.
Chia: suas sementes são ricas em um tipo de fibra conhecida como mucilagem. Ao entrarem em contato com a água que ingerimos, formam um “gel” no estômago, diminuindo o tempo de esvaziamento gástrico (digestão mais lenta). Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.O ideal é comer uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições, misturadas a outro alimento, como um suco, por exemplo.
Damasco: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.
Farelo de trigo: como a aveia, juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e índice glicêmico baixo é garantia de apetite tranquilo.
Folhas verdes: campeãs de fibras, as folhas exigem muita mastigação – ninguém engole uma salada sem trabalhar muito com os dentes. E a mastigação é um mecanismo fundamental para o cérebro avisar a hora certa de você parar de comer.
Iogurte: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia, frutas ou farelo de trigo.
Limão: contém pectina, uma fibra solúvel que retarda a digestão e reduz a absorção de açúcar após as refeições, o que evita os picos de glicose que nos fazem ‘beliscar’ ao longo do dia. O azedinho do limão inibe a vontade de comer algo doce. Isso porque esse sabor satura as papilas gustativas que também estão no comando da fome. A vitamina C também ajuda a produzir carnitina, um aminoácido que estimula a queima de gordura.
Linhaça: linhaça ajuda porque tem uma grande quantidade de fibras (4 vezes mais que na aveia) prolonga o estado de saciedade. Isso ocorre porque o grão de linhaça contribui para a liberação do hormônio colecistocinina que dá a sensação de saciedade.
Maçã: uma maçã média, no meio da manhã ou da tarde, é o que você precisa para não exagerar na hora do almoço ou jantar. É leve, doce e rica em pectina, um tipo de fibra que faz com que o estômago demore mais para ser esvaziado, o que aumenta a sensação de bem estar e saciedade. Isso faz com que a próxima refeição demore mais para acontecer, além disso, as maçãs produzem o hormônio GLP-1, que “diz” ao cérebro que estamos satisfeitos. Estudos mostraram que pessoas que comem maçãs após as refeições ingerem 15% menos calorias que àquelas que não têm este hábito.
Ovos: um artigo do Journal of The American College of Nutrition sugeriu que começar o dia ingerindo ovos resulta no consumo menor de calorias pelas 36h subsequente, por causa de suas proteínas, nutriente que tem uma estrutura molecular complexa, exigindo uma digestão lenta. Por isso, deixa você sem fome por um bom tempo.
Pão integral: além de satisfazer mais com menos quantidade – por causa das fibras dos grãos -, pães e massas integrais têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados, evitando que a fome volte logo.
Peito de peru: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.
Pimenta: a capsaicina, substância que dá a sensação picante à pimenta, é capaz de saciar o apetite em quem raramente consome o tempero.
Queijo branco: como o ovo, o queijo tem proteína e, por isso, sacia bem a fome.
Soja tostada: excelente fonte de proteínas de origem vegetal, a soja pode ser consumida com petisco que sacia a fome e mantém suas propriedades. Contém isoflavona, que é indicada para mulheres que fazem reposição hormonal, também é rica em zinco, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras solúveis. Ela tem alto valor nutricional e também provoca a sensação de saciedade mais rapidamente quando comparada a outros alimentos. Para aproveitar o que a soja tem de melhor, consumir duas colheres de sopa no lanche da manhã ou da tarde, já que ela possui valor calórico considerável. E os hormônios influem muito na gula.
Tofu: esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.
Fonte: nutricionista Tatiana Branco.

Muffin salgado de fubá com queijo e presunto

Muffin salgado de fubá com queijo e presunto


250116 Muffin Salgado 05

Muffin, cupcake ou bolinho, os nomes podem ser vários, mas o bacana deles é serem porções individuais e que podem ser feitas em forminhas charmosas, que deixam qualquer lanche especial. Essa receita tem massa com fubá e iogurte e o recheio é de presunto e queijo. Mas você pode fazer  com carne-seca, de legumes  ou de atum, por exemplo. Use a imaginação.
Ingredientes: 4 ovos; 1 xícara de leite desnatado; 1 xícara de óleo; 170 ml de iogurte natural desnatado; 2 xícaras de fubá; 1 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e mais um pouco para salpicar; 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 colher (café) de sal. Recheio: 150g de presunto picado; 150g de queijo muçarela picado
e 1 colher (sobremesa) de orégano.
Preparo: bata no liquidificador o leite, os ovos, o iogurte e o óleo. Peneire os secos em uma tigela grande (exceto o parmesão). Abra uma cavidade no meio e coloque metade dos líquidos batidos. Misture bem e junte o restante. Mexa novamente. Acrescente o queijo parmesão e misture. Junte à massa o queijo e o presunto. Disponha em forminhas para muffin, que possam ir ao forno. Preencha somente 2/3 das forminhas. Salpique mais parmesão e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Se quiser, enfeite com um pouco de maionese ou cream cheese.
Rendimento: cerca de 8 muffins.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Rolinho Primavera (harumaki)

Rolinho Primavera (harumaki)


Coluna Boa Mesa.Nas fotos, Rolinho Primavera.Fotos: Vanessa Rodrigues

Ingredientes massa: 1 kg de farinha de trigo; 1 colher (chá) de sal; água, o suficiente e óleo para untar a frigideira e para fritar os rolinhos.
Recheio: 1/2 kg de lombo ou filé mignon suíno cortado em tiras finas; 2 colheres (sopa) de amido de milho; 2 colheres (sopa) de molho de soja; 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim; suco de meio limão; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto; 2 colheres (sopa) de gengibre picadinho ou ralado; 1 repolho cortado em fatias finas; 1 cebola picada; 1 cenoura ralada; 1 pitada de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Molho agridoce: 1 xícara de água; 4 colheres (sopa) de vinagre branco; 5 colheres (sopa) de catchup; 1 pitada de sal; 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu); 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de amido de milho.
Preparo massa: junte a farinha de trigo, o sal e acrescente água aos poucos, mexendo sempre, até que obtenha uma massa. Deixe no refrigerador por 12 horas. Modele bolinhas com ela. Em seguida, aqueça uma frigideira untada, coloque uma bolinha no centro e, com o auxílio de uma colher, espalhe a massa de maneira que fique fina e redonda. Assim que estiver seca, retire-a da frigideira e faça o mesmo com o restante. Reserve. Em uma tigela, misture bem a carne, metade do amido de milho, metade do molho de soja, o limão, o gengibre, o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça metade do óleo e frite a carne temperada.
Em outra panela, aqueça o restante do óleo e refogue o repolho, a cenoura e a cebola. Acrescente o açúcar, o sal e o restante do amido de milho dissolvido na água. Mexa e junte a carne frita. Deixe esfriar. Coloque um pouco do recheio sobre a massa, vire um dos lados sobre ele, dobre as duas laterais e enrole a partir do lado da primeira dobra. Grude bem as extremidades com um pouco de água para não abrir e frite no óleo (em imersão) quente. Escorra em uma grade ou um escorredor de metal. O papel absorvente faz o rolinho suar e não ficar crocante.
Molho: em outra panela, coloque o vinagre, o catchup, o sal, o molho de soja e o açúcar. Deixe ferver. Em um copo, dilua muito bem o amido na água. Junte ao molho mexendo sempre até engrossar um pouco e ficar brilhante.
Dica: você pode usar a massa de harumaki pronta, que é vendida em empórios e lojas de produtos orientais.
Rendimento: 15 porções.
fonte A TRIBUNA 
♥PAULO MINUCCI

Involtini de berinjela com queijo Minas

Involtini de berinjela com queijo Minas

Coluna Boa Mesa.Nas fotos, Berinjela.Fotos: Vanessa Rodrigues

Ingredientes: 2 berinjelas cortadas finamente em fatias (no comprimento); 250g de queijo minas padrão cortado em palitos; 2 latas de tomate pelado; 2 dentes de alho picados; 1/2 cebola picada; 1 colher (café) de pimenta calabresa; 1 colher (café) de orégano ou tomilho; 1/2 cenoura; sal a gosto; azeite o quanto baste e queijo parmesão a gosto.
Preparo: fatie finamente a berinjela de comprido. Pincele azeite em cada uma e grelhe em frigideira antiaderente ou em um grill até ficarem maleáveis e levemente grelhadas. Depois, salpique um pouco de sal em cada fatia. Pegue o queijo cortado em palitos, coloque sobre cada fatia de berinjela e enrole com um rolinho. Vá dispondo os rolinhos em um refratário. Reserve. Molho: bata o tomate pelado com a cenoura no liquidificador. Refogue o alho e a cebola em um pouco de azeite e junte o tomate batido. Tempere com a pimenta e o orégano e deixe apurar em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Depois, tempere com sal e coloque sobre as berinjelas. Polvilhe parmesão e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos.
Dica: a mesma receita pode ser feita com abobrinha no lugar da berinjela.
Rendimento: serve 4 pessoas.

Arroz de Braga, receita santista

Arroz de Braga, receita santista


arrozbraga


Arroz de Braga
Ingredientes: 3 xícaras de arroz; 6 xícaras de água; 1 xícara de vinho branco; 2 colheres de azeite; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho; 2 folhas de louro; 3 a 4 ramos de tomilho fresco; 1 pimenta dedo-de-moça grande picada; 300g de bacon; 2 linguiças calabresa em rodelas; 2 paios em rodelas; 800g de costelinha de porco salgada ou defumada ; 1/2 repolho médio ou 1 pequeno; 3 tomates picados sem pele; salsinha picada; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo: dessalgue previamente a costela e reserve. Em uma panela coloque o bacon e deixe fritar em sua própria gordura. Retire e reserve. Nessa gordura, frite a calabresa e o paio. Retire e reserve. Acrescente a costelinha já dessalgada e deixe fritar um pouco. Reserve. Refogue bem nessa gordura a cebola picada, o alho picado, o louro, o tomate e a pimenta dedo-de-moça. Acrescente a esse refogado a calabresa, o bacon, a costela, o arroz e o vinho. Deixe ferver. Coloque as 6 xícaras de água fervendo, o tomilho, o sal, a pimenta-do-reino e o repolho em gomos. Abaixe o fogo e tampe a panela. Quando estiver quase seco desligue. Se achar necessário coloque um pouco mais de água. No final coloque a salsinha picada e mexa com um garfão para misturar.
Dica.: para acompanhar faça um vinagrete de cebola com pimenta dedo-de-moça, orégano fresco, salsinha, sal e vinagre de álcool, sirva em um molheira a parte.
FONTE : A TRIBUNA
♥PAULO MINUCCI